Ativos Biotecnológicos Aplicados a Seca e Pragas em Culturas Relevantes para o Agronegócio

LA 01 - Genômica e Proteômica (UnB, Embrapa Cenargen)

Responsável: Robert N. G. Miller

Atividades do Laboratório junto ao INCT                                                                              Colaboradores

Integrar dados do transcriptoma de monocotiledônea (arroz, milho, trigo, Musa e sorgo) submetidos ao déficit hídrico, gerado por sequenciamento em massa (Illumina - HiSeq) em projetos anteriores.

LA5, LA6, LA9 LA11

Integração dos dados de transcriptoma de genótipos tolerantes à seca de Musa spp., Arachis spp. E feijão-caupi submetidos a déficit hídrico combinado com estresse biótico (Meloidogyne spp. Ou Mycosphaerella) em bioensaios

LA5 e LA9

Integração e sequenciamento de transcritos de genótipos tolerantes a fungos em c submetidos a múltiplos estresses (Musa X Mycosphaerella musicola e Fusarium oxysporun)

LA1

Validar a expressão de genes-chave nas vias metabólicas da resposta das plantas a estresses combinados (biótico-biótico; biótico-biótico; abiótico-biótico) por qRT-PCR.

LA3, LA5  LA9

Sequenciar pela plataforma Illumina uma fração de pequenos RNAs, e seus mRNAs alvo, e RNAs circulares de plantas (Arachis; Musa; soja; pitangueira; cajueiro) submetidas a estresses bióticos e / ou abióticos.

LA2 LA5   LA6  LA9

Validar a função de genes de plantas identificados nas IDs 1 e 2 potencialmente envolvidos nos mecanismos de tolerância à seca em plantas de Arabidopsis, arroz ou Setaria por superexpressão ou estratégias de silenciamento.

LA2, LA3, LA4, LA5  LA11

Organizar, manter e compartilhar um banco in vivo dos ativos de inovação obtidos no projeto compartilhado por membros do INCT.

Todas as LAs

Descrição do Laboratório

O Laboratório (LA1) - Genômica e Proteômica realiza estudos voltados a prospecção e identificação de novos genes, sequências reguladoras e moléculas envolvidas com as respostas de resistência / tolerância de plantas a estresses bióticos e abióticos, visando à elucidação dos mecanismos moleculares das plantas que ocorrem em resposta aos diferentes estresses, combinados ou não. O LA1 tambem realiza-se a validação de função destes ativos em plantas-modelo.

Linhas de Pesquisa

 

• Prospecção de genes/moléculas de interesse para o controle de pragas e da seca em germoplama silvestre de Musa spp.
 

• Prospecção de genes/moléculas- alvo em nematoides fitoparasitas (Meloidogyne sp.) e fungos fitopatogenicos (Pseudocercospora spp.) de interesse para o controle da praga

• Prospecção de pequenos RNAs (small RNAs) em genótipos de plantas resistentes/tolerantes a pragas e a seca que possam estar envolvidos com a respostas a estes estresses

• Prospecção de genes/moléculas que apresentam eficiência no controle de pragas e tolerância ao déficit hídrico simultaneamente (cross-stress).

• Validação dos ativos de inovação prospectados pela sua  superexpressão ou silenciamento  gênico em plantas-modelo para análise e validação de sua função

Infraestrutura

Laboratório
 

O laboratório LA1 possui todos os equipamentos-padrão necessários para análises moleculares, com Certificado de Qualidade em Biossegurança (CQB) para desenvolvimento de atividades com organismos geneticamente modificadas (OGMs). O Departamento de Biologia Celular da UnB conta com dez laboratórios que abrangem diferentes áreas de pesquisa. A infraestrutura de equipamentos multiusuários disponível inclui sequenciadores automáticos de DNA, sequenciadores de proteínas, microscópios eletrônicos de varredura e transmissão, microscópio confocal, citômetro de fluxo, espectrômetros de massa, ultracentrífugas analíticas e preparativas, HPLC, fermentadores, centrífugas refrigeradas, PCR em tempo real, phosphoimager, microcalorímetro, espectrofotômetros de fluorescência e dicroísmo circular, espectrômetro de ressonância plasmônica, ultrafreezers de -80oC e outros equipamentos básicos utilizados na rotina dos laboratórios de pesquisa em biologia molecular e celular.  O Departamento de Fitopatologia da UnB está equipado com microscópios, lupas, freezers, geladeiras, equipamentos para estudos de biologia molecular, estação biológica com local para trabalhos de campo, casas de vegetação, câmaras de crescimento Fitotron, e veículos de transporte.

Nossa Equipe

Robert Neil Gerard Miller.JPG

Robert Neil Gerard Miller

Possui Graduação em Ciencias Biologicas - Manchester Metropolitan University, UK (1990), Mestrado em Proteção de Plantas - University Of Bath, UK (1991) e Doutorado em Biologia Molecular e Fitopatologia - University of Reading, UK (1995). Atualmente é Professor Associado I da Universidade de Brasilia (Campus Darcy Ribeiro, Departamento de Biologia Celular), orientando nos Programas de Pos-Graduaçao em Biologia Molecular, Fitopatologia e Biologia Microbiana. Atuou entre 2014 e 2016 como Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biologia Molecular (CAPES conceito 6). Atua como editor para os periódicos Annals of Botany e Tropical Plant Pathology, é coordenador de projetos nacionais e internacionais, principalmente nos seguintes temas:genômica funcional de plantas e microrganismos; busca de genes de resistência a estresse biotico em plantas; e caracterização de fungos fitopatogenicos e micotoxigenicos.

outro

Eliane Ferreira Noronha

A Dra. Eliane F. Noronha graduou em Ciências Biológicas nível bacharelado pela Universidade de Brasília (1994), e posteriormente se especializou fazendo o Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) desta mesma Instituição. Atualmente é professora Adjunto IV dedicação exclusiva na Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Enzimologia e Estudos de Proteoma atuando principalmente nos seguintes temas: bioquímica de microrganismos, controle biológico, bioprospecção de enzimas de interesse biotecnológico, expressão heteróloga de proteínas de interesse biotecnológico.

Pós - Doutorado
• Gabriel Sergio Costa Alves - Lattes

• Fernando Campos de Assis Fonseca - Lattes

• Jose Dijair Antonino de Souza Junior - Lattes 

Doutorado
• Leticia Dias de Freitas - Lattes
• Tatiana David Miranda Pinheiro - Lattes

• Erica Cristina Silva Rego - Lattes


Mestrado
• Amanda Cristina de Araújo - Lattes

Contato

Robert Neil Gerard Miller

Laboratório de Microbiologia: Interação Planta-Praga, Bloco I-1-35/8,

Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular,  

Universidade de Brasília, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Asa Norte, 70910-900, Brasília, D.F., Brasil.
Email: robertmiller@unb.br

Fone: +55 61 3107 3048

Conheça nosso grupo de pesquisa junto ao CNPq

Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Parque Estação Biológica - PqEB - Av. W5 Norte (final)

Tel: +55 (61) 3448-4705

inctplantstress@gmail.com