LA 08 - Transformação de  Soja (UFRGS)

Responsável: Maria Helena Bodanese Zanettini

Atividades do Laboratório junto ao INCT                                                                            Colaboradores

Identificar in silico promotores responsivos a estresse biótico e abiótico.

LA3  LA9 LA11

Clonar promotores responsivos a seca e a fitonematoides com atividade em diferentes órgãos (raiz e folha).

LA3  LA9

Validar promotores por transformação transiente por biolística ou Agrobacterium rhyzogenes em plantas-alvo para teste in vivo de promotores (soja, algodão e milho).

LA3 LA9 LA10

Validar promotores por transformação estável em plantas alvo para teste in vivo de promotores identificados como promissores nos testes anteriores (soja, algodão e milho).

LA9 LA10

Organizar, manter e compartilhar um banco in vivo dos ativos de inovação obtidos no projeto compartilhado pelos membros do INCT.

Todas as LAs

Gerar PGMs de soja, algodão e milho via estratégias de superexpressão ou silenciamento dos genes de plantas validados no ID4 e avaliar o fenótipo obtido quanto à tolerância à seca.

LA4 LA9 LA10

Gerar PGMs de soja e algodão via estratégias de superexpressão ou silenciamento dos genes de plantas validados no ID4 e avaliar o fenótipo obtido quanto à resistência a nematoides.

LA9 

Gerar PGMs de soja e algodão via estratégias de silenciamento de genes vitais de nematoides identificados no ID 4 e avaliar o fenótipo obtido quanto à resistência a nematoides.

LA9

Gerar PGMs de soja, algodão e milho via estratégias de superexpressão de toxinas e avaliar o fenótipo obtido quanto ao controle de H. armigera e S. frugiperda.

LA9 LA10

Descrição do Laboratório

Os esforços de pesquisa em nosso laboratório têm como foco a prospecção e caracterização de genes envolvidos na resposta de plantas a estresses biótico e abiótico. Ênfase: Soja (Glycine max), Jackbean (Canavalia ensiformis) e Solanum nigrum. Abordagens: Análise da expressão gênica; Silenciamento de genes; Superexpressão; Localização subcelular de produtos gênicos. Para a transformação genética, usamos principalmente o bombardeamento de partículas, mas estamos ganhando experiência na transformação mediada por Agrobacterium. Tecidos embriogênicos são usados como alvos para transformação.

Linhas de Pesquisa


• Caracterização de genes de soja envolvidos na tolerância ao alagamento e à seca.
• Superexpressão de Jaburetox e Soyuretox, peptídeos derivados da urease, para proteção de plantas contra insetos, fungos e nematoides.

• Caracterização de genes WRKY de soja responsivos à deficiência hídrica e estudo dos seus promotores.

• Expressão de um gene que codifica uma osmotina, isolado de Solanum nigrum, visando maior tolerância à seca em soja.

Infraestrutura

O Departamento de Genética da UFRGS possui um laboratório de Cultura de Tecidos Vegetais e Transformação Genética de Plantas, um laboratório de Biologia Molecular, uma casa de vegetação, três salas de cultura in vitro, duas salas para preparo de meios de cultura e soluções. Equipamentos principais disponíveis: um acelerador de partículas - PIG; 3 estéreo microscópios, 4 cabines de fluxo laminar, 5 agitadores orbitais, refrigerador para estoque de sementes, espectrofotômetro, fluorímetro, sistema de PCR em tempo real, termocicladores de PCR, centrífuga analítica e preparativa. O laboratório de Cultura de Tecidos Vegetais e Transformação Genética possui certificação- CQB.

Nossa Equipe

Maria Helena Bodanese Zanettini.gif

Maria Helena Bodanese Zanettini

Possui graduação em História Natural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1972), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975) e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982). Professora Titular aposentada do Departamento de Genética da UFRGS. Atualmente é Professora/ Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular da mesma Universidade . Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Vegetal, atuando principalmente nas linhas de pesquisa:1)Prospecção de genes, cultura de tecidos e manipulação genética de plantas; 2) Genética, evolução e conservação de plantas. Tem interesse nos seguintes temas:soja; embriogênese somática; cultura de anteras; transformação genética; biolística; sistema Agrobacterium; co-transformação; plantas transgênicas; genômica funcional; resistência a insetos; resistência a fungos; variabilidade genética; estrutura populacional; citogenética de plantas; comportamento meiótico; modo de reprodução; fertilidade.

Curinga.gif

Fernanda Staniscuaski

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e doutorado em Biologia Celular e Molecular (Programa do Centro de Biotecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Pós-doutorado no Departamento de Biologia da Universidade de Toronto em Mississauga, na área de Biologia Molecular e Fisiologia de Insetos e Pós-doutorado Júnior no Departamento de Biofísica da Universidade Federal do Rio Grande

Pós - Doutorado


• Luisa Abruzzi de Oliveira - Lattes
• Fernanda Cortez Lopes - Lattes
• Ciliana Rechenmacher - Lattes


Doutorado


• Leticia Pereira Dias - Lattes
• Giulia Ramos Faillace - Lattes 

Mestrado


• Lariane Frâncio - Lattes

Iniciação Cientifica


• Mariana Cristina Moraes Corso - Lattes 
• Ruth Michel - Lattes

Colaboradores

• Christian Bredemeier

• Luiza Rodrigues Redaelli

• Paulo Fernando Bertagnolli

• Magali Ferrari Grando

• José Roberto Salvadori

• Rita Maria Cunha de Almeida

• Andreia Turchetto-Zolet

• Frank Lino Guzman Escudero

• Luis Fernando Saraiva Macedo Timmers

• Francismar C. Marcelino Guimarães

• Ricardo L. M. Weber

Contato

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS
Campus do Vale

Av. Bento Gonçalves 9500, Prédio 43312

Porto Alegre, RS, Brasil
C.Postal 91.501-910

Fone +55 51 3008 6725/ 3008.7928

E-mail: maria.zanettini@ufrgs.br

Conheça nosso grupo de pesquisa junto ao CNPq

Ativos Biotecnológicos Aplicados a Seca e Pragas em Culturas Relevantes para o Agronegócio

Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Parque Estação Biológica - PqEB - Av. W5 Norte (final)

Tel: +55 (61) 3448-4705

inctplantstress@gmail.com