Laboratório Associado 08 - Transformação de Plantas – Soja (UFRGS)

- Responsável: Maria Helena Bodanese Zanettini

- Atividades do Laboratório junto ao INCT                                                                                 Colaboradores

Identificar in silico promotores responsivos a estresse biótico e abiótico.

LA3, LA9 e LA11

Clonar promotores responsivos a seca e a fitonematoides com atividade em diferentes órgãos (raiz e folha).

LA3 e LA9

Validar promotores por transformação transiente por biolística ou Agrobacterium rhyzogenes em plantas-alvo para teste in vivo de promotores (soja, algodão e milho).

LA3, LA9 e LA10

Validar promotores por transformação estável em plantas alvo para teste in vivo de promotores identificados como promissores nos testes anteriores (soja, algodão e milho).

LA9 e LA10

Organizar, manter e compartilhar um banco in vivo dos ativos de inovação obtidos no projeto compartilhado pelos membros do INCT.

Todos os LAs

Gerar PGMs de soja, algodão e milho via estratégias de superexpressão ou silenciamento dos genes de plantas validados no ID4 e avaliar o fenótipo obtido quanto à tolerância à seca.

LA4, LA9 e LA10

Gerar PGMs de soja e algodão via estratégias de superexpressão ou silenciamento dos genes de plantas validados no ID4 e avaliar o fenótipo obtido quanto à resistência a nematoides.

LA9

Gerar PGMs de soja e algodão via estratégias de silenciamento de genes vitais de nematoides identificados no ID 4 e avaliar o fenótipo obtido quanto à resistência a nematoides.

LA9

Gerar PGMs de soja, algodão e milho via estratégias de superexpressão de toxinas e avaliar o fenótipo obtido quanto ao controle de H. armigera e S. frugiperda.

LA9 e LA10

Please reload

- Descrição do Laboratório

Os esforços de pesquisa em nosso laboratório têm como foco a prospecção e caracterização de genes envolvidos na resposta de plantas a estresses biótico e abiótico. Ênfase: Soja (Glycine max), Jackbean (Canavalia ensiformis) e Solanum nigrum. Abordagens: Análise da expressão gênica; Silenciamento de genes; Superexpressão; Localização subcelular de produtos gênicos. Para a transformação genética, usamos principalmente o bombardeamento de partículas, mas estamos ganhando experiência na transformação mediada por Agrobacterium. Tecidos embriogênicos são usados como alvos para transformação.

- Linhas de Pesquisa


• Caracterização de genes de soja envolvidos na tolerância ao alagamento e à seca.
• Superexpressão de Jaburetox e Soyuretox, peptídeos derivados da urease, para proteção de plantas contra insetos, fungos e nematoides.

• Caracterização de genes WRKY de soja responsivos à deficiência hídrica e estudo dos seus promotores.

• Expressão de um gene que codifica uma osmotina, isolado de Solanum nigrum, visando maior tolerância à seca em soja.

- Infraestrutura

O Departamento de Genética da UFRGS possui um laboratório de Cultura de Tecidos Vegetais e Transformação Genética de Plantas, um laboratório de Biologia Molecular, uma casa de vegetação, três salas de cultura in vitro, duas salas para preparo de meios de cultura e soluções. Equipamentos principais disponíveis: um acelerador de partículas - PIG; 3 estéreo microscópios, 4 cabines de fluxo laminar, 5 agitadores orbitais, refrigerador para estoque de sementes, espectrofotômetro, fluorímetro, sistema de PCR em tempo real, termocicladores de PCR, centrífuga analítica e preparativa. O laboratório de Cultura de Tecidos Vegetais e Transformação Genética possui certificação- CQB.

Nossa Equipe

Maria Helena Bodanese Zanettini

Possui graduação em História Natural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1972), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975) e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982). Professora Titular aposentada do Departamento de Genética da UFRGS. Atualmente é Professora/ Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular da mesma Universidade . Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Vegetal, atuando principalmente nas linhas de pesquisa:1)Prospecção de genes, cultura de tecidos e manipulação genética de plantas; 2) Genética, evolução e conservação de plantas. Tem interesse nos seguintes temas:soja; embriogênese somática; cultura de anteras; transformação genética; biolística; sistema Agrobacterium; co-transformação; plantas transgênicas; genômica funcional; resistência a insetos; resistência a fungos; variabilidade genética; estrutura populacional; citogenética de plantas; comportamento meiótico; modo de reprodução; fertilidade.

Fernanda Staniscuaski

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e doutorado em Biologia Celular e Molecular (Programa do Centro de Biotecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Pós-doutorado no Departamento de Biologia da Universidade de Toronto em Mississauga, na área de Biologia Molecular e Fisiologia de Insetos e Pós-doutorado Júnior no Departamento de Biofísica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi bolsista PNPD-CAPES do Centro de Biotecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, trabalhando com aquaporinas de plantas. Tem experiência nas áreas de Biologia Molecular, com ênfase em genes de aquaporinas de plantas e o papel destas proteínas na nutrição vegetal e resposta a estresses abióticos. Tem experiência também em fisiologia de insetos, Bioquímica de Macromoleculas e Enzimologia. Atualmente é Professor Adjunto IV do Departamento de Biologia Molecular e Biotecnologia da UFRGS. Mãe de dois filhos, esteve em licença maternidade em 2013 e 2015.

Please reload

Pós - Doutorado
• Luisa Abruzzi de Oliveira - Lattes
• Fernanda Cortez Lopes - Lattes
• Ciliana Rechenmacher - Lattes


Doutorado
• Leticia Pereira Dias - Lattes
• Giulia Ramos Faillace - Lattes 

Mestrado
• Lariane Frâncio - Lattes

Iniciação Cientifica
• Mariana Cristina Moraes Corso - Lattes 
• Ruth Michel - Lattes

Colaboradores

• Christian Bredemeier

• Luiza Rodrigues Redaelli

• Paulo Fernando Bertagnolli

• Magali Ferrari Grando

• José Roberto Salvadori

• Rita Maria Cunha de Almeida

• Andreia Turchetto-Zolet

• Frank Lino Guzman Escudero

• Luis Fernando Saraiva Macedo Timmers

• Francismar C. Marcelino Guimarães

• Ricardo L. M. Weber

Contato

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS
Campus do Vale

Av. Bento Gonçalves 9500, Prédio 43312

Porto Alegre, RS, Brasil
C.Postal 91.501-910

Fone +55 51 3008 6725/ 3008.7928

E-mail: maria.zanettini@ufrgs.br

Conheça nosso grupo de pesquisa junto ao CNPq

Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Parque Estação Biológica - PqEB - Av. W5 Norte (final)

Tel: +55 (61) 3448-4705

inctplantstress@gmail.com