Laboratório Associado Colaborador – Embrapa Soja

- Responsável: Francismar C. Marcelino-Guimarães

- Descrição do Laboratório

Neste INCT, o Laboratorio de Biotecnologia Vegetal da Embrapa Soja atuará na prospecção de genes envolvidos no parasitismo nos nematoides, validação dos genes identificados via ensaios de expressão transiente (plantas de soja compostas) e/ou silenciamento gênico induzido por virus (VIGS), bem como genes de resistencia e os mecanismos de defesa na soja. Finalmente, auxiliará na caracterização molecular de plantas de soja transformadas contendo genes previamente validados em plantas modelo pela LA02 e LA08, visando a identificação de eventos- elite, úteis em Programa de Melhoramento Genético. Esperamos que as atividades conduzidas neste Instituto de pesquisa possam contribuir no desenvolvimento de tecnologias para a sustentanbilidade da cadeia produtiva da soja, incluindo genótipos adaptados a diferentes condições edafoclimáticas e estresses que acometem a cultura.


- Linhas de Pesquisa

• Mapeamento genético e associativo de genes de resistência  aos nematóides de galhas na soja;

• Predição e caracterização funcional de genes envolvidos no parasitismo de nematóides;

• Validar a função de genes de plantas potencialmente envolvidos na resistência a nematoides via estratégias de superexpressão ou silenciamento;

• Validar a função de genes de nematoides potencialmente envolvidos nos mecanismos de parasitismo identificados no ID1, via estratégias de silenciamento gênico (iRNA) em sistemas modelo.

 

- Infraestrutura

Laboratório

A Unidade conta com laboratórios credenciados e instalações para trabalhos em biologia molecular, mapeamento genético, transformação de plantas e bioinformática. Os laboratórios possuem dois sequenciadores de DNA; dois sistemas de PCR em tempo real; dez termocicladores; 2 canhões de biobalística; espectrofotômetros; centrífugas de placa; além de todos os equipamentos-padrão para análises moleculares. A Embrapa Soja apresenta ainda estruturas de apoio de casas de vegetação e campo para apoio aos experimentos de laboratório.

Nossa Equipe

Carlos Arrabal Arias

Possui graduação em Engenharia Agronômica (1988) e mestrado em Genética e Melhoramento (1991) pela Universidade Estadual de Londrina e doutorado em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1995). Atualmente é pesquisador pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, no Centro Nacional de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Soja. É também professor colaborador no curso de pós-graduação em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é membro Comitê Técnico Interno e do Comitê Interno de Biossegurança da Embrapa Soja. Atualmente também é o Líder do Projeto Nacional de Melhoramento de Soja da Embrapa Soja, atuando principalmente nos seguintes temas: cultivares de soja, adaptabilidade e estabilidade, e resistência genética a insetos pragas e a doenças como a ferrugem asiática.

Francismar C. Marcelino Guimarães

Francismar Correa Marcelino é bióloga formada pela Universidade Federal de Viçosa (2000), onde também realizou o curso de mestrado e doutorado em Genética e Melhoramento (2006). Fez seu Pos-doutorado (2011) em Molecular Plant Pathology na Iowa State University (US). É pesquisadora da Embrapa Soja, atuando na área Genética Molecular de Plantas, com foco na interacao molecular planta-patogeno, nas linhas de pesquisa de transcriptomica na resposta a infecção por fitopatogenos (P. pachyrhizi e nematoides), caracterização de efetores e genômica funcional em soja. Atua ainda na identificação e validação de marcadores SNPs via estratégidas de re-sequenciamento genico para aplicação na seleção assistida ao desenvolvimento de cultivares de soja. É professora e orientadora da Universidade Estadual de Londrina no curso de pós-graduação em Biotecnologia e Genética, e em Bioinformática pela UFTPR. Tem experiência nas áreas de Genética Molecular de Plantas, Interacao Molecular Planta-Patogeno, Bioquímica e Biotecnologia. Tem orientado/co-orientado diversos alunos de iniciação cíentifica, mestrado doutorado e pós-doutorado nas diferentes linhas de pesquisa que atua.

Ricardo Vilela Abdelnoor

Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) desde 1994, atuando na área de Genética Molecular e Genômica de Soja. Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa e doutorado em Agronomia (Genética e Melhoramento) pela University of Nebraska, Estados Unidos, em 2004. Atualmente participa de vários projetos de pesquisa e liderou os projetos multi-institucionais "Plataforma Tecnológica para o Manejo Integrado da Ferrugem Asiática da Soja" (FINEP) e "GENOSOJA - Consórcio Nacional para Estudos do Genoma da Soja" (CNPq), além de liderança de projetos do Macroprograma 2 da Embrapa. Atualmente é Professor credenciado do programa de Genética e Biologia Molecular da Universidade Estadual de Londrina (UEL), tendo orientado e co-orientado estudantes de mestrado e doutorado na referida universidade. Também atua como co-orientador na Universidade Federal de Viçosa (UFV), UNESP-Jaboticabal e Universidade Estadual de Maringá (UEM). Coordenou por cinco anos a Plataforma "Genômica Funcional" do PROCISUR, e atualmente atua como membro do Consórcio Internacional do Genoma da Soja e atuou como membro eleito do Soybean Genetics Committee (2009-2012). Em 2009 foi eleito para o "Continuing Committee" da Conferencia Mundial de Pesquisa de Soja (World Soybean Research Conference) para o período de 2009-2020, sendo que em 2013 foi escolhido como Presidente do "Continuing Committee", para o período de 2013-2020. Foi Presidente da Comissão Organizadora do VI Congresso Brasileiro de Soja (CBSoja 2012). Foi membro da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBIO) de 2012 a 2014. Na área de gestão, foi Secretário Executivo do Comitê Técnico Interno (CTI) da Embrapa Soja, de 2010 a 2013 e desde 2013 é o Chefe Adjunto de Pesquisa & Desenvolvimento da Embrapa Soja. Desde 2013 é membro da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Soja, vinculada ao Ministério da Agricultura.

Waldir Pereira Dias

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1982), mestrado em Agronomia (Fitopatologia) pela Universidade Federal de Viçosa (1992) e doutorado em Agronomia (Fitopatologia) pela Universidade Federal de Lavras (2003). Atualmente é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitopatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvovimento de cultivares de soja com resistência a nematóides, com ênfase a nematóides de galhas (Meloidogyne spp.) e ao nematóide de cisto da soja (Heterodera glycines).

Atuação de 2017-2019.

Please reload

Analista Embrapa Soja

• Danielle Cristina Gregorio da Silva - Lattes

• Marcia Kamogae Kuwahara - Lattes

• Adriana Brombini Dos Santos - Lattes

Pós - Doutorado
• André Luiz de Lima Passianotto (Atuação em 2017-2018) - Lattes
• Valeria Stefania Lopes-Caitar (
Atuação em 17-2018) - Lattes

Suellen Mika Hishinuma Silva (Atuação como Doutoranda de 2017-2019/Pós-doutoranda em 2020) - Lattes


Doutorado
• Rafael Bruno Guayato Nomura (
Atuação em 2017-2020) - Lattes
• Jean Carlos Alekcevetch (Atuação em 2017) - Lattes

Contato

Centro/Laboratório:
Laboratório de Biotecnologia Vegetal – Embrapa Soja
Campus Rodovia Carlos João Strass, s/nº Acesso Orlando Amaral, Distrito de Warta, Londrina, PR, Brasil
C.Postal 231
Fone +55 43 3371 6000

E-mail: francismar.marcelino@embrapa.br

Link para o site do grupo se tiver: https://www.embrapa.br/en/soja

Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Parque Estação Biológica - PqEB - Av. W5 Norte (final)

Tel: +55 (61) 3448-4705

inctplantstress@gmail.com