O Centro de Genômica e Fitomelhoramento da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em colaboração com o Programa Trigo da Universidade Federal de Viçosa (UFV), desenvolveu a linhagem de trigo CGF5, adaptada para o Cerrado.
Testada em condições de sequeiro e irrigação, a CGF5 apresentou alta produtividade e moderada resistência à brusone, uma doença fúngica que pode causar perdas significativas na produção. A resistência à brusone é de extrema importância, pois essa doença é responsável por grandes prejuÃzos nas lavouras de trigo, especialmente em regiões com clima quente e úmido, como o Cerrado.
A capacidade da CGF5 de tolerar a brusone contribui para a estabilidade da produção e a segurança alimentar. Com os ensaios de Valor de Cultivo e Uso (VCU) finalizados, o processo de registro e proteção da cultivar está em andamento.
Os estudos, coordenados pelos professores Antonio Costa de Oliveira (UFPel) e Maicon Nardino (UFV), estão em desenvolvimento desde 2022. Na foto em destaque, vemos a linhagem CGF5 em uma parcela de produção de sementes no Departamento de Agronomia da UFV.
Na foto em destaque, no primeiro plano, a linhagem CGF5 em parcela de produção de sementes nas dependências do Departamento de Agronomia da UFV.Â