A pesquisa realizada no INCT PlantStress Biotech foi destaque durante o XXVII Encontro do Talento Estudantil, ocorrido na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Cenargen), em Brasília, entre 28 e 30 de agosto. Sara Vitorino da Rocha Lemes e Bruna Medeiros Pereira receberam a premiação de melhor trabalho na categoria Biotecnologia, em nível de graduação e pós-graduação, respectivamente.
Sara Rocha é estudante de graduação em Biotecnologia na Universidade de Brasília (UnB) e bolsista de Iniciação Científica do programa PIBIC/CNPq/Embrapa, sob orientação das pesquisadoras Carolina Morgante e Fatima Grossi de Sá. Em seu trabalho, “Plantas de algodão geneticamente modificadas com redução da suscetibilidade a nematoides formadores de galhas e à seca”, Sara apresentou a estratégia combinada de superexpressão de um gene de tolerância à seca e de silenciamento de um gene vital do nematoide Meloidogyne incognita, usando a tecnologia do RNA interferente, para a obtenção de plantas menos suscetíveis a esses dois estresses, simultaneamente.
Já Bruna Medeiros, mestre em Agronomia pela UnB e bolsista DTI-B/CNPq na Embrapa Cenargen, apresentou o trabalho “Uma abordagem trans-espécies para validação funcional in root e seleção de genes candidatos para resistência a fitopatógenos em leguminosas”. Sob orientação das pesquisadoras Ana Brasileiro e Patrícia Guimarães, Bruna destacou os resultados promissores de um sistema para rápida validação funcional de genes de resistência em raízes de soja, amendoim, grão de bico, feijão comum, feijão caupi, guandu e alfafa. Mais detalhes sobre esta pesquisa podem ser acessados nas recentes publicações nos periódicos PlosOne e Planta e na patente depositada pela equipe.
Neste mesmo evento, receberam menção honrosa as estudantes Nayara Sabrina de Freitas Alves, doutoranda na Universidade Federal do Paraná, pelo trabalho “Modulação transcricional e traducional via CRISPR-Cas visando a tolerância da soja à nematoides de galhas” e Luanna Pinheiro A. F. Bezerra, doutoranda na Universidade Católica de Brasília, pelo trabalho “Plantas de soja tolerantes ao déficit hídrico por meio da modulação da via de controle de morte celular programada induzida por estresses utilizando CRISPR/dCas9”. As duas estudantes são orientadas pela pesquisadora Dra. Maria Fátima Grossi de Sá.
O XXVII Encontro do Talento Estudantil contou com 150 participantes inscritos, entre estudantes de graduação, pós-graduação e pós-doutores. Teve como objetivos a divulgação dos trabalhos realizados na Embrapa Cenargen nas áreas temáticas de Biotecnologia; Controle Biológico, Quarentena e Recursos Genéticos e o incentivo científico a jovens estudantes e bolsistas.
Texto: Dra. Carolina Morgante